Publicado em 22 de fev de 2019

5 hábitos sustentáveis para incluir no dia a dia

Oi gente, tudo bem com vocês? Hoje eu trouxe um assunto bem atual e todos devemos conhecer: sustentabilidade! Vemos milhões de postagens sobre o uso do plástico e seus males, mas temos que pensar e repensar no resto também.

Para ajudar vocês, eu trouxe 5 hábitos sustentáveis para incluirmos no nosso dia a dia que melhoram a vida do planeta e a nossa:

Alimentos:

Sempre que der, reaproveite as cascas de frutas e vegetais – Foto: Alto Astral

Faça uma receita que aproveite as cascas e talos de frutas e vegetais. Essas partes, que geralmente são desperdiçadas e geram mais resíduos, podem compor pratos deliciosos. Testem o suco da casca do abacaxi, é só ferver a casca, os miolinhos e pronto!

Ande menos de carro:

Não há mais a necessidade de andar apenas de carro, tente intercalar o caminho para o trabalho, casa, com bicicletas e patinetes – Foto: G1

Com tantas opções de transporte em São Paulo, não há a necessidade de se andar apenas de veículos poluentes. Metrô, ônibus, bicicleta, patinetes elétricos e suas pernas são ótimas saídas para driblar o trânsito e melhorar a saúde do planeta.

Recicle:

Ecoponto na Vila Mariana – Foto: Prefeitura de São Paulo

Escutamos repetidas vezes sobre a importância da reciclagem em escala global, mas o ato ainda é pouco praticado pelas famílias. As vezes por preguiça ou por mero costume as pessoas não separam o lixo reciclável do orgânico. Tente praticar o feito aos poucos, pegue uma sacola verdinha do supermercado e divida o que pode ser reciclado e o que pode ser levado para um Ecoponto (clique aqui para ver os locais que recebem este lixo).

PARE de usar plástico:

A proibição do canudo plástico no Brasil começou no Rio de Janeiro e se espalhou pelo país. Desde então novos materiais foram testados, como: papel, alumínio (reutilizável), cera de abelha, bambu e vidro. Mas apenas reduzir o consumo de canudos plástico não fará muita diferença. Repense o uso de garrafinha plástica, copos descartáveis e se conseguir: as embalagens. Quando cada um faz sua parte nós conseguimos mudar algo muito maior!

Use sacolas ecológicas:

Nós somos o futuro, vamos cuidar dele – Foto: Narooma

Elas normalmente são feitas de algodão, ou algum material sustentável, e aguentam muito mais peso que as sacolas plásticas. A média de duração de uma ecobag é de 5 anos, tempo que uma pessoa usaria cerca de 5 MIL SACOLAS PLÁSTICAS! De acordo com estimativa do Ministério do Meio Ambiente, a população brasileira consome 1,5 milhão de sacos plásticos a cada hora. São feitas ecobags estampadas que podem até serem usadas em situações do dia a dia.

Nós precisamos pensar e ensinar ecológicamente, porque vai chegar um momento em que não terá mais fonte e viveremos junto com os plásticos. Repense seus atos e seu consumo. SEJA CONSCIENTE!

Beijoss, Giovanna

Tags
Giovanna Prando

Postado por

Giovanna Prando

Uma alma feliz, que ama a liberdade e várias outras coisas. Quem disse que mulher não pode gostar de maquiagem e de heróis ao mesmo tempo? Eu gosto do que eu quiser. Viagens, beleza, filmes e séries, animais e água – seja mar ou piscinas – são as minhas paixões e eu estou aqui para compartilhá-las e quero que vocês compartilhem as suas comigo, afinal o que é a vida de uma jornalista sem histórias?