Publicado em 29 de dez de 2018

Dicas de cruzeiros para marinheiros de primeira viagem (ou não)

Oi gente, tudo bem com vocês?

Eu sempre venho aqui escrever sobre beleza mas como cruzeiro é um assunto que eu amo e praticamente domino, vim aqui dar umas dicas!

MSC Preziosa – Foto: Giovanna Prando

Vou deixar em tópicos para te ajudar, lembrando que o que eu vou falar aqui foram das minhas experiências na MSC, mas algumas dicas se aplicam a todas as companhias.

– Antes da viagem:

Compre antecipadamente! As empresas fazem promoções do tipo “2º passageiro só paga as taxas”, “super upgrade” que você paga uma cabine e fica em uma melhor e a MSC tem a “super bingo” onde você paga um valor mais baixo e sua cabine é sorteada podendo ser uma interna (sem janela), externa com vista para o mar (com janela) e varanda.

– Dinheiro:

TUDO o que você gasta lá dentro é cobrado em dólar (mesmo sendo no Brasil), então você precisa levar ou dólar em espécie ou um cartão de credito INTERNACIONAL, e não esqueça de pedir liberação antes de você ir pro cruzeiro.

As companhias pedem um depósito (se você for pagar em dinheiro) mínimo (na MSC é de U$200) caso você gaste lá dentro, ou o cadastramento de um cartão pra descontar as despesas. No final da viagem você recebe na cabine um recibo com o que foi descontado (ou não, se você não gastou nada) do seu cartão ou depósito. Deixo avisado que a MSC tem uma parceria com a Unicef, e em TODAS as viagens e pra CADA passageiro eles cobram uma taxa de U$1,50 que é opcional, você pode pedir para não cobrarem.

– Cartão de cruzeiro:

Você não anda com dinheiro ou cartão de crédito nos navios. Quando entrar na cabine no primeiro dia, você encontrará um cartão do próprio cruzeiro, com o seu nome, em cima da cama. Ele tem o mesmo esquema daqueles de Playland, você carrega e tudo o que você gasta é descontado nele.

Cartão de cruzeiro – Foto: Giovanna Prando

Além dele servir pra pagamento, serve para você entrar e sair do navio (sem ele você não sai ou entra), para abrir a cabine, mostra qual o restaurante do seu jantar, qual o local que você deve ir em caso de emergência, o número da sua cabine e, se adquirido, o código de entrada da internet.

– Bagagem:

Em viagens marítimas não tem peso máximo ou quantidade de malas, mas vale pensar que mesmo que algumas cabines sejam grandes, às vezes não tem onde guardar várias malas. Mas lembrando que se você for de outro estado e tiver que pegar avião o que está incluso é apenas a bagagem de mão (10kg).

– Roupas:

Por mais que seja praia e calor, leve um casaco porque dentro do navio tem ar condicionado e dependendo do ambiente é bem frio, principalmente na hora do jantar e do teatro.

À noite tem os jantares que valem uma roupa mais arrumada, além do fato de não poder ir de chinelo.

Não precisa levar toalha de banho nem de praia, a companhia disponibiliza pra que você leve para a piscina e desça com ela nas paradas, só não pode perder.

Abasteça a mala com vários biquínis ou sungas, a não ser que você tenha varanda, é quase impossível de coloca-los pra secar e a lavanderia é uma fortuna.

Nos navios há várias festas temáticas, incluindo a noite do comandante, é bom ver com o seu agente de viagem quais festas a companhia normalmente faz, porque eles não divulgam antes, mas normalmente são: noite do branco, noite tropical, noite de gala (coquetel do comandante) e a MSC, para os cruzeiros de 1 semana, faz a noite italiana que eles falam pra você usar ou uma peça branca, ou vermelha ou verde.

– Gerais:

Você que está indo curtir o cruzeiro, então siga como regra: acorde cedo. Os navios comportam mais de 3000 passageiros, mesmo que tenha muita coisa para fazer, as vezes as pessoas se acumulam em áreas como as da piscina. Não há cadeiras suficientes para todos os passageiros, então quem acorda cedinho tem a chance de pegar a cadeira em um lugar bom, mas por favor, não guarde lugar.

Área da piscina do MSC Preziosa -Foto: Giovanna Prando

Os cruzeiros saem de 3 portos no Brasil: Santos, Rio de Janeiro e Salvador. Para você que irá sair de São Paulo e irá para Santos, suas opções de transporte para o porto são: Uber/Taxi, Carro (tem estacionamento que cobra pelos dias do seu cruzeiro e são super seguros), Van (você que vai com várias pessoas pegue uma van, basta combinar um horário com o motorista de ida e volta) e ônibus (a Expresso Luxo tem ônibus que saem da rodoviária do Jabaquara com ponto final no porto, compensa para quem vai em poucas pessoas ou não dirige. As passagens custam R$47 ida e volta).

Mesmo que seja a sua primeira vez indo viajar de navio, se inscreva no programa de fidelidade da MSC, o MSC Voyagers Club. Com esse programa, conforme você viaja, vai acumulando pontos que vão te fazendo subir de categorias e te dando privilégios.

Categoria de associação da MSC – Foto: Divulgação

O buffet fica aberto por 20h, lá são servidas todas as refeições e comidas durante o dia. Porém no horário das 3 refeições, os restaurantes oferecem um menu (a la carte) que você pode comer, isto já está incluso no seu pacote. Os que não estão inclusos são os restaurantes temáticos que têm no navio (Alguns tem Eataly, chocolaterias, restaurantes japoneses..)

– Horários:

Antes de tudo tenha em mente que o navio não espera ninguém, deu o horário de saída ele sai mesmo que tenha ficado gente em terra. Se a hora do navio para sair for 15h, você tem que estar lá dentro na hora que eles estipularam como máxima.

Os jantares têm turnos: quem janta no primeiro turno (normalmente as 19h) vai ao teatro depois, quem janta no segundo (umas 21h) vai depois ao teatro.

Entrada do jantar – Foto: Giovanna Prando

Mesmo que o embarque esteja marcado por volta do meio dia, chegue lá cedo, por volta das 10h os desembarques já acabaram e você pode entrar no navio e aproveitar tudo, inclusive a piscina e como as cabines só abrem depois das 14h, leve um biquíni na bagagem de mão.

– Bebidas:

Tirando os navios da Pulmantur que tem tudo incluso, as outras companhias não têm bebidas inclusas. Mesmo que você não beba alcólicos, compensa comprar pacotes de bebidas, tem de água, refrigerante, cerveja, vinho, além dos pacotes all inclusive que te dá  consumo ilimitado de bebidas. Como eu já falei antes, tudo lá é em dólar, então não compensa comprar cada drink separado, por exemplo, na MSC uma bebida alcoólica custa 8 dólares e uma água 2.

Drink Strawberry Daiquiri – Foto: Giovanna Prando

E é com essa foto que eu deixo vocês, espero que tenha ajudado os marinheiros de primeira viagem, qualquer dúvida é só deixar nos comentários.

Rastro do navio – Foto: Giovanna Prando

Beijoss, Giovanna

 

Tags
Giovanna Prando

Postado por

Giovanna Prando

Uma alma feliz, que ama a liberdade e várias outras coisas. Quem disse que mulher não pode gostar de maquiagem e de heróis ao mesmo tempo? Eu gosto do que eu quiser. Viagens, beleza, filmes e séries, animais e água – seja mar ou piscinas – são as minhas paixões e eu estou aqui para compartilhá-las e quero que vocês compartilhem as suas comigo, afinal o que é a vida de uma jornalista sem histórias?

Comentários

  • Avatar

    Monica

    Em 29.12.2018

    Adorei as dicas ! Estou ficando muito ansiosa para minha primeira viagem de navio ! Beijos

  • Juliana Garcia

    Juliana Garcia

    Em 29.12.2018

    Depois nos conte se as dicas foram úteis! Nossa equipe deseja uma primeira viagem maravilhosa, beiJUs.