Publicado em 16 de mar de 2018

Destino para o fim de semana: Tiradentes

E aí, gente! Hoje venho com dica de bate-volta: Tiradentes.

A cidade histórica no interior de Minas Gerais fica a seis horas de carro de São Paulo e quatro horas do Rio de Janeiro. Não é dos piores, não é? Perfeito para quem gosta de pegar a estrada. Sem contar todo o valor cultural da cidade!

Um breve contexto histórico para quem está perdido: o antigo município São José Del-Rei foi renomeado após a proclamação da República para Tiradentes – homenagem a um dos personagens principais da Inconfidência Mineira. A cidade hoje é patrimônio histórico nacional, principalmente por sua arquitetura barroca preservada.

A Matriz de Santo Antônio é uma das paradas obrigatórias da cidade

Mesmo com pouco tempo disponível, Tiradentes pode ser muito bem aproveitada. Saindo de São Paulo, a rodovia Fernão Dias era ótima: bem sinalizada, mesmo à noite, e bem pavimentada, apesar de sinuosa. Mais próximo do destino final, a estrada se tornou de mão-dupla, fazendo do trajeto um pouco mais lento.

Atentem-se a mudanças climáticas: a cidade não tem infraestrutura para escoar tempestades e o chão feito de paralelepípedos não ajuda na hora de fugir da chuva (seja a pé ou de carro). Apesar disso, em dias de sol – mas não muito forte para não exaurir também – é possível conhecer o básico do centro da cidade em torno de três horas andando. Isso sem contar com entradas em museus e igrejas ou paradas para apreciar a paisagem por muito tempo.

A arquitetura da cidade faz parecer que voltamos ao século XVIII

Tiradentes tem ótimos restaurantes: além de vários, atendem a todos os gostos. Para pratos típicos mineiros, tem o Viradas do Largo (Rua do Moinho, 11) – Ana Maria Braga já visitou esse restaurante –, Bar do Celso (R. Silvio Vasconcelos, 89) – muito conhecido entre os locais – e Vovó e Cia. (R. Min. Gabriel Passos, 30) – por experiência própria, é um restaurante delicioso. Como a culinária predominante (depois da mineira) é a italiana, não podia deixar de mencionar o Via Destra (R. Direita, 156).

O Via Destra é uma ótima opção para um jantar a dois
Apesar do prato principal ser pasta, a sobremesa é doce de leite quente com sorvete de creme

Adendo importante: tenham em mente que há a possibilidade de andar por estradas de terra durante o trajeto de ida ou de volta de Tiradentes. Não é a primeira opção do Google Maps, mas é está lá.

Por hoje é isso, pessoal!
Vejo vocês semana que vem.
Aproveitem o fim de semana para pensar em viagens ✨

Beijão,

Letícia

Tags
Equipe

Postado por

Equipe

Somos mais que uma equipe, somos amigas bem diferentes entre si. Mas estamos sempre conectadas tentando trazer abordagens bacanas, pensantes e diferentes para vocês.