Publicado em 20 de nov de 2017

O conhecimento além da roupa

Chegou o momento pelo qual eu ansiava demais! O nosso primeiro bate-papo. Como em toda história, o capítulo um tem sempre uma introdução e se vamos falar de moda é bom sabermos onde estamos alfinetando.

Já que aqui o intuito é se divertir aprendendo, separei os cinco documentários de que mais gosto para explicar um pouco desse tal “mundo fashion”.

FRANCA – CHAOS AND CREATION

Foto: Reprodução

Esta obra cinematográfica foi feita por Francesco Carrozini, filho de uma das maiores editoras-chefes da Vogue, Franca Sozzani. A Italiana comandou a revista em seu país durante 66 anos e foi a primeira a compor as páginas com questões como: preconceito racial na moda, violência doméstica, desastres ambientais e assim segue.

IRIS

Foto: Reprodução

Se existe uma mulher à frente de seu tempo, o nome dela é Iris Apfel. Com 95 anos e muita autenticidade, sua história já inspirou exposições do Metropolitan Museum of Art (NY), jovens que aspiram um diferencial na moda e mulheres que achavam que a beleza tinha data de validade.

JEREMY SCOTT – THE PEOPLE`S DESIGNER

Foto: Reprodução

O documentário te leva do interior dos Estados Unidos até as passarelas da Moschino, para acompanhar toda a trajetória de Jeremy Scott. Cá entre nós, ele é uma inspiração de criatividade e inovação, que hoje veste celebridades como Katy Perry e Miley Cyrus.

THE SEPTEMBER ISSUE

Foto: Reprodução

O fechamento da revista Vogue Americana é sempre uma loucura, agora imagina ter que fazer uma das maiores edições da revista com data agendada. Foi isso que aconteceu em setembro de 2007, o exemplar foi dirigido pela tão rigorosa editora-chefe Anna Wintour e teve todo o seu processo criativo documentado por R.J Cuther.

THE TRUE COST

Foto: Reprodução

Este longa precisa realmente de atenção, porque mostra como a moda por fora pode ser glamurosa, mas esconde muita sujeira debaixo dos panos. Temas como exploração de trabalhadores, problemas ambientais e a necessidade de mudar os hábitos de consumo de imediato são abordados. E caso essas questões não sejam resolvidas, todos os outros temas que os documentários acima tratam de forma especial entrarão em situação caótica.

 

Por hoje é só. Vai preparando a pipoca, porque sua maratona de documentários dessa semana já está pronta. Até segunda-feira que vem com mais assuntos de moda.

BeiJU, Juliana!

Tags
Avatar

Postado por

Juliana Garcia

"Quando paro para escrever sobre mim é sempre um desafio". Essa frase me acompanha há tempos, porém descobri com o tempo que ainda estou em busca de quem sou, me perdi, me perco no caminho da vida e estarei tentando me achar. Quem aqui estiver, espero que desfrute da jornada comigo e que em algum momento se deixe vulnerável o bastante para sentir. Afinal o sentimento é o que nos torna humanos, não?! Aquilo que vem de dentro quero abraçar, seja o detalhe da alegria, dor, faz tudo parte da caminhada que o coração, corpo e mente expõem. Se aprendi uma coisa, principalmente após meu pai ser diagnosticado com uma doença rara (ELA), é que o corpo humano é maravilhoso e conviver com ele está para lá de ser algo fácil, então seja qual for o momento da vida quero poder gritar o que penso, sem regras e pontos. Se for preciso pontos que sejam os meus. Até breve, Ju.